Missionários Claretianos

Formamos uma família religiosa dentro da Igreja. Assim como cada família tem suas características, nós temos as nossas: Somos uma família de missionários. A MISSÃO é o eixo condutor de nosso agir, nosso pensar, rezar e viver.

O objetivo último de nossa vida é a configuração com Cristo missionário, ungido e enviado do Pai a pregar a Boa Nova aos pobres e a todos os povos. O ideal missionário é uma herança de nosso fundador Santo Antonio Maria Claret. Somos motivados – a partir do seu estilo de vida – a seguir os passos de Cristo. Pois Antônio Claret recebeu de Deus o dom de fundar, na Igreja, uma família de evangelizadores.

Procuramos cultivar algumas virtudes do nosso fundador o que ainda hoje consideramos importantes: o anúncio da Palavra, a caridade apostólica, a humildade, a mansidão e a mortificação.

Nós Claretianos somos formados por: Padres, Diáconos, Irmãos e Estudantes. Nossa vida religiosa pode ser resumida através da vivência dos três Conselhos Evangélicos (ou votos): Castidade, Pobreza e Obediência.

Castidade: Para o claretiano, significa disponibilidade missionária. Ela permite a doação total a serviço do Reino de Deus. É um testemunho e uma forma de amar os irmãos como Cristo os ama.

Pobreza: Significa imitação de Jesus Cristo pobre. É um grande sinal de desprendimento para melhor exercer as atividades missionárias. Pela pobreza colocamos nossa total confiança em Deus Pai. Temos a possibilidade de praticar um estilo de vida simples e partilhar os bens entre nós e com os pobres, como expressão de amor fraterno e sinal de comunhão.

Obediência: Nos torna aptos para imitar Jesus Cristo evangelizador até as ultimas consequências. A obediência nasce da exigência da própria vocação missionária: ou seja, buscar e cumprir acima de tudo a vontade de Deus.

ACESSE NOSSO PORTAL E SAIBA MAIS!