PASSOS PARA UM BOM DISCERNIMENTO VOCACIONAL

PASSOS PARA UM BOM DISCERNIMENTO VOCACIONAL *Segundo o Documento Preparatório do Sínodo dos Bispos, sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional O documento propõe então um itinerário marcado por três passos: reconhecer, interpretar e escolher.   RECONHECER: significa estar atento e vigilante aos efeitos que as minhas experiências geram em minha interioridade. As…

OS DESAFIOS E COMPROMETIMENTOS DA VIDA CONSAGRADA

A vida consagrada diz respeito a toda a Igreja; não é uma realidade isolada e marginal. A vida religiosa está colocada no próprio coração da Igreja. Ela é um elemento decisivo para a sua missão, já que exprime a íntima natureza da vocação cristã e a tensão da Igreja-Esposa para a união com o único…

3 coisas que podemos aprender com São José

São José foi aquele a quem Deus “confiou a guarda dos seus tesouros mais preciosos” – Jesus e a Virgem Maria; foi  “chamado a proteger o Redentor”, assim definiu o Papa João Paulo II[1]. Reconhecendo a missão de São José, o Papa Pio IX o declarou Padroeiro da Igreja Universal. No dia 19 de março…

Cristo e os Conselhos Evangélicos

Os conselhos evangélicos têm sua origem divina, mais exatamente, cristológica, pois estão fundamentados nas palavras e exemplos do Senhor. Têm sua origem divina na doutrina e nos exemplos de Jesus, isto quer dizer, que se fundam em sua vida, em toda sua vida. A vida e a doutrina de Jesus estão na base de toda…

3 coisas que você precisa conhecer e saber sobre nossa vocação

A vocação claretiana nasceu em 16 de julho de 1849, quando o, então, Padre Claret – proclamado mais tarde santo pela Igreja – proclamou uma profecia: “Hoje damos início a uma grande obra!”. Junto a ele encontravam-se outros cinco jovens sacerdotes, reunidos em uma sala do seminário Vic, na Espanha. Foi nesse momento que nasceu…

A VOCAÇÃO DOS LEIGOS

“Ide vós também para a minha vinha”   Pe. Calmon R. Malta, cmf Missionário Claretiano   “Ide vós também para a minha vinha” (Mt 20,4). Com este convite de Jesus para seus discípulos, todo povo de Deus, percebe-se que não se pode falar em vocação sem, contudo, falar do “apostolado dos leigos”, como bem define…

Vocação à Vida Consagrada 

Um amor sem barreiras   A vocação à vida consagrada se caracteriza por dois grandes movimentos do Espírito Santo de Deus que nos chama. O primeiro é a vivência dos conselhos evangélicos, os votos de pobresa, castidade e obediência como exercício de uma plena e total liberdade de entrega a Deus e a sua Igreja….

Como identificar a vocação sacerdotal e religiosa

Vocação sacerdotal e religiosa: como descobrir se sou chamado a vivê-la? Jesus chamou para apóstolos “aqueles que Ele quis”, depois de passar a noite em oração. A Igreja viu nisso o chamado ao sacerdócio e também às outras formas de vida religiosa. É Jesus quem chama o jovem à vida sacerdotal, o que não é…

Crenças limitantes: quais são as suas?

Suas crenças pessoais são a razão do seu sucesso ou do seu fracasso. Você sabe identificar as que te ajudam e as que te atrapalham? Você já identificou quais são as suas crenças limitantes? Ainda não? Tem dificuldade em identificar quais são elas? Então vamos fazer isso rapidinho, pois elas são a razão de nosso…

Página 1 de 812345...Última »