Caminho Vocacional

acompanhamento_VOCACIONAL

Nesta etapa o jovem vocacionado é convidado a fazer o discernimento do chamado de Deus em sua vida… Este processo é devidamente acompanhado pelo Animador Vocacional, que se coloca à disposição do vocacionado, para orientá-lo sobre qual deve ser a melhor forma de escutar e de responder a esse chamado…

Neste período o Animador vocacional visitará o vocacionado e sua família, fornecerá o material que esclarecerá suas dúvidas sobre o nosso Fundador, o nosso carisma e estilo de vida e o convidará para os nossos encontros: formativos e de convivência vocacional…

O importante é que o vocacionado esteja atento aos pontos fundamentais que facilitarão o seu processo de discernimento:

– Oração Pessoal (com Leitura orante da Bíblia + leitura da vida de Santo Antônio Maria Claret);

– Percepção dos Sinais de Deus em sua Vida-Vocação;

– Contato com a intercessão de Maria Santíssima (Oração Mariana );

– Vida Sacramental;

– Atividades Pastorais em sua Comunidade de origem;

– Comunicação com a equipe vocacional;

– Participação nos encontros formativos e de convivência.

 

SEMINARIO_MENOR

 

Esta é a etapa formativa voltada para os jovens vocacionados que ingressam em nossa congregação, ainda em fase de estudos referente ao Ensino Médio. Nesta fase, receberão acompanhamento personalizado de um dos nossos Formadores, e terão momentos de estudo, trabalho, oração e vida comunitária.

É importante que o novo seminarista claretiano esteja disposto a continuar o processo de escuta da vontade de Deus em sua vida e que esteja aberto para aprender o como poderá abraçar o nosso estilo de vida e missão na Igreja.

 

CASA_ACOLHIDA

 

Nesta etapa formativa são acolhidos os jovens vocacionados que ingressam em nossa congregação, já na fase de estudos referente ao Nível Superior (Filosofia). Nesta fase, também receberão acompanhamento personalizado por parte dos nossos Formadores, e terão momentos de estudo, trabalho, oração e vida comunitária.

É importante que o nosso novo seminarista claretiano esteja bem disposto a continuar o processo de escuta da Vontade de Deus em sua vida e que esteja aberto para aprender o como poderá abraçar as exigências do nosso estilo de vida e missão na Igreja e no Mundo…

PRE-NOVICIADO

 

Esta etapa está voltada para os jovens seminaristas que dão continuidade à formação recebida no Seminário Menor ou na Casa de Acolhida, aqui também recebem acompanhamento personalizado por parte dos nossos Formadores, compartilhando vida de estudo, trabalho e oração.

Nesta fase, é de suma importância que estejam aptos a vivenciar a partilha na vida comunitária, com muita transparência e abertura à formação recebida, pois é o tempo fundamental de preparação para o Noviciado. Sendo que no postulantado, essa formação se dará de forma mais intensa.

NOVICIADO

 

Este é o tempo intensivo de formação para a vida missionária, onde se consolidarão as bases para que o jovem noviço possa se tornar um Missionário Claretiano, e assim começar a assumir todas as responsabilidades inerentes à nossa Congregação de Missionários…

É de suma importância que esteja disposto e aberto às reais necessidades da nossa Missão. Pois aqui ele se preparará para vivenciar a sua consagração à Deus, mediante os voto de Castidade, Pobreza e Obediência…

Na América Latina o noviciado realiza-se na cidade colombiana de La Estrella, onde os noviços tem a oportunidade de experienciar uma realidade intercultural.

TEOLOGIA

 

Este é o tempo de por em prática toda a formação recebida no noviciado e nas etapas anteriores. Sendo esse um tempo propício de formação para a missão pastoral, e de qualificação da sua vida de consagração à Deus. Dando-se ênfase aos reais aspectos que nos unem como comunidade fraterna, pronta para atender aos apelos do Evangelho. Sendo sinais vivos da presença de Cristo no meio da humanidade…

Também é tempo de fortalecer o caráter vocacional ao qual foi chamado por Deus para se colocar a serviço do seu Povo, voltando-se especialmente para os mais carentes e necessitados… Visando sempre o mais Urgente, Oportuno e Eficaz, em sua dimensão religiosa, seja como Irmão, Diácono ou Padre.

Estágio Pastoral

Durante a teologia o Missionário Claretiano, em Formação, realiza o seu ano de estágio pastoral onde poderá ter contato mais direto com nossa atuação missionária, seja no campo das missões, educação, paróquias, comunicação ou da própria formação.

FORMACAOPERMANENTE

 

Após os estudos iniciais, nossos missionários Padres, diáconos ou Irmãos continuarão seu processo de aperfeiçoamento dos conhecimentos através de encontros formativos, leituras, cursos, partilhas, etc…

É muito importante que estejam sempre prontos a aperfeiçoar seus conhecimentos pra melhor servir à todos aqueles que lhes são confiados…

O Padre

Pessoa consagrada a Deus pelo sacramento da ordem. Através da pregação da palavra e da celebração dos sacramentos, busca ser elo de ligação entre Deus e os homens.Sempre atento às necessidades do mundo, faz de sua vida um testemunho de fé e esperança. No atendimento e acolhida aos irmãos, imita Jesus Cristo, que se fez tudo para todos.

O Irmão

Pessoa consagrada a Deus e aos irmãos pelos votos religiosos de Castidade, Pobreza e Obediência. Sua vida é um seguimento radical ao projeto de Jesus. Procura fazer de sua existência uma configuração plena com a pessoa de Cristo. Amando e servindo os irmãos, reconhecendo Deus como único absoluto de sua vida.

“Deus me chamou, eu ouvi…..

Me ofereci….

E sair a pregar.

Santo Antônio Maria Claret