7 dicas de como rezar com a Palavra de Deus

7 dicas de como rezar com a Palavra de Deus

Rezar com a Palavra de Deus é muito mais do que fazer apenas uma leitura da Bíblia. Rezar significa fazer uma prece ao Senhor, render a Ele todo louvor, toda honra e toda a glória, reconhecendo que Ele é o Senhor de tudo. Rezar é entrar em sintonia com o Pai e contemplá-lo no silêncio. A oração permite-nos entrar nos mistérios de Deus e nos insere na mais profunda misericórdia que Ele tem para conosco. E, rezar com a Palavra de Deus, significa conhecer o Seu amor misericordioso e os Seus desígnios para nós. Por isso, apresentamos para você 7 dicas de como rezar com a Palavra de Deus que te permitirão adentrar ainda mais no coração de Deus.

1 – Peça o auxílio do Espírito Santo

Ao iniciar sua oração, peça o auxílio do Espírito Santo para este momento. Ele é Aquele que se antecipa e prepara o solo do nosso coração para acolher a Palavra do Senhor. É o Espírito Santo que nos faz proclamar “Abbá, Pai” (cf. Rm 8,15). E ainda, é Ele que “vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis” (cf. Rm 8,26). Portanto, clame sempre ao Espírito Santo que Ele virá em seu auxílio.

2 – Comece a leitura de forma sistemática: do Novo ao Antigo Testamento

Iniciar a leitura da Bíblia a partir do Novo Testamento nos permite  uma maior compreensão dos textos sagrados, visto que nele está o cumprimento das promessas de Deus realizadas ainda nos tempos do Antigo Testamento, que anuncia a vinda do Messias, o Salvador: Cristo. Você pode ler também as cartas de São Paulo que ajudam bastante a compreender, como um Deus tão grande, resolveu assumir a condição de pequeno, por amor a humanidade e para salvá-la do pecado, depois vá para o Antigo Testamento. Lá conhecerás a história do povo de Deus e os motivos pelos quais Cristo foi enviado pelo Pai para redimir os pecadores.

3 – Reze fazendo a Lectio Divina

Utilizar-se da Lectio Divina para orar com a Palavra é muito proveitoso. A Lectio é um método milenar de leitura e oração com a Palavra de Deus. É muito simples de fazer e basicamente segue quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação. Saiba mais através das dicas seguintes correspondentes a cada passo.

4 – 1º passo: Leitura

Consiste em fazer a leitura tentando compreender o que o texto diz. Essa leitura não deve ser feita de qualquer jeito, de forma acelerada, mas requer atenção para que o texto bíblico seja compreendido. É necessário ler, reler, ler de novo, sem se preocupar com o tempo. Leia quantas vezes for necessário.

5 – 2º passo: Meditação

A meditação é o momento de trazer o texto para si. É quando o leitor busca compreender o que o texto está lhe dizendo. Para isso, refaz a leitura do trecho bíblico com a perspectiva de se colocar dentro do contexto. Através da imaginação, visualiza o ambiente dos acontecimentos que está lendo, inclusive, se colocando no lugar dos personagens bíblicos confrontando-se com o que a Palavra lhe diz.

6 – 3º passo: Oração

Esse é um passo importante. Aqui o leitor se coloca diante da Palavra e deixa que Deus, na oração, provoque uma mudança de vida. Nesse instante o leitor pode responder a si próprio o que a Palavra está fazendo em sua vida e permitir que ela o conduza para o passo seguinte: a contemplação.

7 – 4º passo: Contemplação

“A semente caiu em terra boa e deu frutos” (Cf. Sl 64). Esta última dica reflete o fruto da oração com a Palavra de Deus. É quando o leitor responde à Palavra se comprometendo a transformá-la em atos. À luz da Bíblia, ele elege um rhema, ou seja, uma ação para realizar durante o dia, como por exemplo, o compromisso de não desrespeitar as pessoas no ambiente de trabalho ou priorizar fazer um ato de caridade para com os pobres em algum horário do dia. O rhema pode ser também um versículo bíblico ou uma única palavra que deve permear o seu dia.

Não deixe de rezar com a Palavra de Deus. A partir dessas dicas, permita que a semente caia em terra boa e produza muitos frutos na sua vida e na vida das pessoas que o Senhor colocar em seu caminho. Boa oração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *